O BICO DA OBRA

Obras em casa, dum bico ao outro.

Blog Action Day

Blog-Action-Day

Com o pretexto de participar no Blog Action Day deste ano, andei em grandes considerações sobre a construção sustentável.

Numa primeira abordagem podemos dizer que a remodelação é sempre mais ecológica que uma construção de raiz. Isto porque não envolve tanta matéria-prima reduzindo o impacto da sua extracção e/ou produção; não implica um crescimento urbano aproveitando as infra-estruturas já existentes como o saneamento, electricidade, acessos ou serviços, entre outras e evita a impermeabilização de novas áreas de solo ou a destruição de zonas verdes selvagens. Estes são alguns pontos mais técnicos de grande impacto no meio-ambiente mas basta bom senso para perceber que os três “R”s da ecologia estão presentes nas remodelações: reduzir, reaproveitar e reciclar.

Segundo ponto de consideração, o ciclo de vida de uma habitação. Para além dos cuidados com a construção, para a qual devemos seleccionar cuidadosamente os materiais e técnicas mais adequados, temos de ter em conta o contexto específico em que a casa se insere. Pretende-se conseguir uma inserção harmoniosa tendo em conta o aproveitamento dos recursos naturais, conhecido por arquitectura bioclimática e a obrigação social inerente à sua identidade cultural, características geomorfológicas, topográficas e climáticas, entre outras. Terminada a obra, vem a utilização, a manutenção e o desmantelamento, fases que devem ser igualmente planeadas como parte do projecto.

Outra noção interessante é a de que a decoração de interiores também pode contribuir para a eficiência energética de uma casa. O tipo de iluminação e as cores escolhidas podem diminuir a necessidade de iluminação e aquecimento ou arrefecimento.

Isto é uma construção sustentável. Ultrapassa as preocupações pelo meio ambiente, alargando-se ao equilíbrio entre três vertentes, a ambiental, a social e a económica.

Rita

No comments yet»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: